rugby sevens






Rúgbi de sete (português brasileiro) ou râguebi de sete (português europeu) (em inglês: rugby sevens) é uma variante do rúgbi sancionada pela Conselho Internacional de Rúgbi (IRB) jogado com apenas sete jogadores em cada time e em dois tempos de sete minutos cada.
Essa variação do esporte é bem popular na Europa e na Oceania e possui grandes competições como a Copa do Mundo de Rugby Sevens disputada a cada 4 anos e a Sevens World Series, uma competição internacional com várias etapas disputadas em vários países. O esporte também é representado no Jogos da Comunidade, nos Jogos Asiáticos e será futuramente representado nos Jogos Pan-americanos. A categoria foi incluida nos Jogos Olímpicos de 2016.[1]
A grande vantagem que o râguebi de sete possui é o fato do jogo e das competições serem disputadas em um curto período de tempo, uma competição de rúgbi de sete dura geralmente 1 ou 2 dias. Em países em que o rúgbi tem pouca popularidade geralmente usa-se o râguebi de sete em jogos de exibição para promover o esporte.
História

Campo do Melrose RFC, onde nasceu o rugby sevens.O rugby sevens foi criado em 1883 por Ned Haig na cidade Melrose na Escócia como um evento de arrecadação de fundos para o seu clube o Melrose RFC que também incluía outras competições associadas ao rugby como corridas com a bola, campeonato de drop kicks, campeonato de dribles, além da Melrose Cup de rugby sevens como campeonato principal onde participaram 8 clubes. O grande sucesso do campeonato fez com que a modalidade se espalhasse por outras cidades.
Até hoje a Melrose Cup ainda é disputada anualmente na Escócia como parte do circuito Borders Sevens contando inclusive com a participação de times do Japão, do Uruguai e da África do Sul.